HOMEOSTASE
- Diego Venantte
- 1 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Desde o início da preparação, e com muita estratégia, os vestibulandos estão cheios de atividades (as vezes, até, excessivamente). Algumas, extremamente adequadas e encaixadas, mas outras podem causar efeitos negativos e imperceptíveis - em um primeiro momento.
Os primeiros simulados dos Colégios e Cursos Pré-vestibular já se passaram. As estratégias iniciais já foram readequadas para melhorar o desempenho. Provas de inverno já começaram e, o ideal, é que a estratégia de CADA PROVA esteja pronta. Após concluí-las uma avaliação deve ser feita: essa estratégia DE PROVA, funcionou? Caso haja necessidade de outras provas, não se pode correr o risco de repetir aquela que não foi a melhor.
Nesse quadro, em que comentários de familiares, amigos e colegas podem influenciar em muitos aspectos, os meses "do meio do ano" chegaram. O cansaço neles, para quem está investindo e se dedicando muito, é natural - você não é o problema. Porém, manter esse quadro impede que estratégias funcionem (quaisquer que sejam elas).
Então, reconheça essa situação! Ela é normal. Invista em algumas atividades diferenciadas em alguns dias (mesmo durante a semana). Faça sua cabeça pensar e viver situações DIFERENTES do mundo do vestibular. A contribuição disso é absurdamente grande. Que tal tentar?
Não fique se culpando ou achando que naquele momento você não está produzindo. Esse tipo de pensamento, de produtividade alta, só serve para aumentar o nível de estresse (já falado em aula, biologicamente explicado, lembra?). Seu psicológico pode ser afetado a ponto de comprometer suas aprovações ao longo de todo esse ano. Portanto, EQUILÍBRIO imediato! Estabeleça uma HOMEOSTASE já! Isso deve fazer parte da estratégia (inclusive contribui para sua produtividade). Tente, arrisque. Em seguida, me conte como sua rotina a seguir foi alterada!
Comentarios